Sábado, Abril 27, 2024
spot_img

Syrah Resources assegura financiamento de 64,73 milhões de dólares para mina de grafite

A mineradora australiana Syrah Resources anunciou a garantia de um financiamento de 64,73 milhões de dólares para impulsionar as operações na mina de grafite localizada em Balama, província de Cabo Delgado.

O financiamento foi obtido através da colocação de uma oferta de direitos para financiar também o projecto Vidalia, sediado nos Estados Unidos da América (EUA). O maior accionista e principal fundo de pensão australiano, AustralianSuper, concordou com a conversão de títulos emitidos em Junho de 2019 e Dezembro de 2023 em novas acções da mineradora.

Em Setembro do ano passado, a Syrah revelou que prevê receber um financiamento norte-americano de 150 milhões de dólares para a subsidiária Twigg Exploration & Mining, que opera a mina de grafite de Balama.

A conclusão da operação de financiamento a 13 anos, através da DFC, agência de financiamento e desenvolvimento do Governo dos EUA, permitirá custear os requisitos de capital das operações locais de grafite, uma das maiores reservas mundiais daquela matéria-prima, utilizada em baterias de carros eléctricos. Além disso, possibilitará estudos de viabilidade para o desenvolvimento do recurso de vanádio de Balama e a expansão actual e futura da instalação de armazenamento, servindo ainda à sustentação das operações de Balama.

O empréstimo proposto pela DFC está alinhado com o compromisso de promoção dos acordos e parcerias comerciais e de investimento entre os EUA e África, visando também garantir a implementação de cadeias de fornecimento em Moçambique, financiar investimentos na operação de mineração e processamento de grafite da empresa em Balama, e aumentar a produção e diversificar a cadeia de abastecimento global de grafite, que é um mineral crítico para uma gama de produtos de energia limpa e tecnologia avançada.

Este investimento conduzirá também à criação de emprego e ao investimento em infra-estruturas locais, garantindo simultaneamente elevados padrões ambientais e sociais essenciais para uma mineração responsável, conforme destacado na declaração do Governo norte-americano na recente Cimeira do G20 de 2023 em Nova Deli, Índia.

Entrevistas Relacionadas

Subestações da linha eléctrica Temane-Maputo em teste a partir de Maio

Os testes de fiabilidade dos equipamentos instalados nas três...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

ExxonMobil retoma o projecto de GNL na Bacia do Rovuma

A ExxonMobil está a avançar com concursos públicos para...

ExxonMobil analisa datas para anúncio do projecto de gás em Moçambique

A ExxonMobil pretende anunciar a Decisão Final de Investimento...