A mineradora australiana Syrah Resources, que opera no distrito de Balama, em Cabo Delgado, no Norte de Moçambique, anunciou o início do fornecimento de grafite para uma empresa que fabrica baterias localizada na Indonésia. A BTR New Materials adquiriu 10 mil toneladas do minério, marcando a primeira venda de grandes volumes a uma entidade de produção de baterias fora da China.
“Esta venda a granel segue-se a um envio experimental de contentores de finos de grafite natural de Balama para a Indonésia. Esta importação é mais um desenvolvimento importante na estratégia de diversificação de vendas”, afirmou a empresa mineira.
A BTR New Materials Group está construindo uma fábrica de baterias na Indonésia, avaliada em 478 milhões de dólares, com produção prevista para começar ainda este ano, o que abre possibilidades para novas vendas.
A produção de grafite natural em Balama subiu para 41 mil toneladas no primeiro trimestre de 2023, em comparação com as 35 mil toneladas registadas no trimestre anterior.
Em Novembro, o ministro moçambicano da Economia e Finanças, Max Tonela, destacou que o país tem grafite em abundância para atender à demanda de carros eléctricos na União Europeia, defendendo parcerias empresariais para acelerar a industrialização.
O Plano Económico e Social do Orçamento do Estado (PESOE) para 2024 prevê a produção de 329.040 toneladas de grafite, matéria-prima essencial para a produção de baterias para veículos eléctricos.