Domingo, Maio 5, 2024
spot_img

TotalEnergies e Eni anunciam descoberta de reservas de gás no Chipre

A ilha relatou a sua primeira descoberta de gás natural, Afrodite, em 2011, medindo cerca de 4,5 triliões de pés cúbicos (tcf) e agora gerida pela empresa de energia americana Chevron.

“Estimativas preliminares indicam cerca de 2,5 tcf de gás no local, com uma vantagem adicional significativa que será investigada por um poço de exploração adicional na área”, disse Eni numa declaração sobre a última descoberta.

Marca a terceira descoberta de gás offshore relatada em águas ao largo de Chipre, todas elas ainda inexploradas, e surge quando a União Europeia procura um fornecimento alternativo ao gás russo após a invasão de Moscovo, em Fevereiro, na Ucrânia.

Chipre e as empresas estão “já a processar formas de acelerar e optimizar a utilização desta nova descoberta, (o que irá) contribuir para os esforços da Europa no aumento da sua segurança energética”, afirmou o Ministério da Energia de Chipre.

Os rivais do sector Exxon e Qatar Petroleum estão também a perfurar na região do Mediterrâneo oriental, onde a produção de gás disparou à medida que as descobertas mais antigas finalmente dão frutos.

Uma avaliação reafirmou bem um reservatório de gás de alta qualidade noutra zona a sudoeste da ilha, afirmaram as autoridades cipriotas em Março.

No entanto, Chipre, membro da UE, enfrentou fortes objecções por parte da Turquia relativamente ao seu programa de exploração offshore, com sobreposição de reivindicações de jurisdição que se estendem de terra para o mar.

A ilha foi dividida após uma invasão turca de 1974, em resposta a um breve golpe de Estado de inspiração grega.

“Este poço de exploração bem sucedido no Cronos-1 é outra ilustração do impacto da nossa estratégia de exploração que se concentra na descoberta de recursos com baixo custo técnico e baixas emissões de carbono, disse Kevin McLachlan, vice-presidente sénior para a exploração na TotalEnergies.

Ele disse que fontes adicionais de fornecimento de gás contribuiriam para a segurança energética da Europa.

“Estão já em curso estudos sobre as opções de desenvolvimento acelerado”, disse Eni.

TotalEnergies e Eni começaram os trabalhos de perfuração na prospecção Cronos-1 no Bloco 6 offshore em Maio. Em 2018 relataram uma ‘promissora’ descoberta de gás em Calypso-1, outro poço no Bloco 6.

Estão a colaborar através das unidades locais Eni Cyprus e TotalEnergies EP Cyprus BV e cada uma detém uma participação de 50%.

Entrevistas Relacionadas

ExxonMobil retoma o projecto de GNL na Bacia do Rovuma

A ExxonMobil está a avançar com concursos públicos para...

Standard & Poor’s prevê ganhos para Moçambique com Projectos de gás a partir de 2028

A agência de notação financeira Standard & Poor’s afirmou...

Galp investiu 25 milhões de dólares no gás de cozinha em Moçambique

A Galp investiu nos últimos três anos cerca de...

ExxonMobil está a mobilizar financiamento para Projecto da área 4

O Presidente da República, Filipe Nyusi, revelou que a...