Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img

Tráfego ferroviário Moçambique-Zimbábue retoma actividades

A partir de Terça-feira, 5 de Dezembro, a empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) retomará o transporte ferroviário de passageiros na linha de Machipanda, conectando a cidade moçambicana da Beira ao Zimbábue. A informação foi divulgada em comunicado pela empresa.

Os comboios percorrerão a rota Beira-Machipanda às segundas e sábados, enquanto no sentido inverso, Machipanda-Beira, operarão às terças e domingos. A linha, com uma extensão de 317 quilómetros, desempenha um papel estratégico, especialmente para o Zimbabué, cujas exportações e importações são facilitadas pelos portos e corredores moçambicanos. Além disso, desempenha um papel vital na dinamização da vida social na região, conforme destacado no comunicado.

A linha de Machipanda passou por um significativo processo de reabilitação e modernização, sendo reaberta no dia 23 de Novembro pelos Presidentes de Moçambique e do Zimbábue, Filipe Nyusi e Emmerson Mnangagwa. A revitalização dessa importante via de transporte fortalece as relações bilaterais entre países, facilitando o intercâmbio comercial e promovendo a conectividade regional.

O restabelecimento do tráfego ferroviário não apenas beneficia a eficiência logística e o comércio internacional, mas também promove a mobilidade e interacção entre as comunidades locais. Com essa retomada, espera-se uma contribuição positiva para o desenvolvimento socioeconómico ao longo da linha de Machipanda, consolidando-se como um marco significativo para a infra-estrutura de transporte da região.

Entrevistas Relacionadas

Presidentes de municípios moçambicanos pedem seriedade nos fundos para estradas

Os presidentes dos 65 municípios de Moçambique expressaram preocupações...

BAD financia estudo de viabilidade para projecto integrado de Techobanine com $4 milhões

Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai desembolsar 4 milhões...

MPDC lança concurso EPC para o projecto de expansão do terminal de contentores do Porto de Maputo

A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC)...

Moçambique e Zâmbia projectam portos secos

Moçambique, Zâmbia e Malawi poderão construir, nos próximos dias,...