Domingo, Abril 28, 2024
spot_img

Economia moçambicana manteve-se resiliente no primeiro semestre

FNB: Economia Moçambicana Manteve-se Resiliente no Primeiro Semestre

O First National Bank (FNB) Moçambique, subsidiária do grupo sul-africano FirstRand, considera que a economia moçambicana foi resiliente durante o primeiro semestre, tendo apresentado um crescimento na ordem dos 4,6%, muito em linha com o inicialmente previsto.

Segundo o responsável de Economia e Pesquisa de Mercado do FNB, Alfredo Mondlane, que falava há dias, durante um debate sobre Financiamento Sustentável, apesar dos vários constrangimentos – entre eles, os eventos climáticos que afectaram o País no início do ano a economia moçambicana continuou a demonstrar força de crescimento, destacando que o Gás Natural Liquefeito (LNG, na sigla em inglês) será o grande impulsionador do sector extractivo até ao final do ano.

“Este ano, o LNG será o motor de, pelo menos, 90%, do crescimento do sector extractivo, o que se deve, na maioria, ao Gás Natural Liquefeito Flutuante (FLNG, na sigla em inglês), cuja produção não aconteceu em Outubro do ano passado”, explicou o responsável, citado numa nota divulgada pelo FNB.

Quanto ao sector financeiro, Alfredo Mondlane referiu um crescimento de 7% no período em referência. Contudo, após o aumento das taxas de reservas obrigatórias de 10% para 39%, o sector enfrenta agora um desafio de liquidez. “E isso traduziu-se num custo adicional de financiamento da economia. Assim, o sector abrandou o seu crescimento no segundo trimestre. No entanto, mesmo com este abrandamento, é de prever que o sector financeiro se mantenha resistente e continue a crescer”, realçou.

Em relação à inflação, o economista espera que haja algum agravamento, mas sem atingir os dois dígitos, ou seja, “a expectativa, até ao final do ano, é que fique abaixo dos 7%”.

Entrevistas Relacionadas

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...

CTA procura expandir relação comercial com Portugal

A Confederação das Associações Económicas (CTA) expressou nesta o...

Relatório mostra que Banco Mundial detém 29% da dívida externa de Moçambique

Segundo o relatório sobre a dívida pública de 2023...