Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img

ENI inicia produção de óleo para biocombustíveis em Moçambique

A multinacional ENI Rovuma Basin anunciou o início da produção de óleo vegetal em Moçambique, destinado a ser utilizado como matéria-prima em biorrefinarias na Itália. Essa iniciativa faz parte da estratégia da empresa de contribuir para a descarbonização dos transportes, incluindo Moçambique na cadeia de valor da mobilidade sustentável.

O projecto conta com o apoio do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, no âmbito de um Acordo Específico assinado em Fevereiro de 2022 para o desenvolvimento e cultivo de culturas oleaginosas. A ENI assegura que o óleo vegetal extraído de subprodutos de fábricas locais de agro-processamento está certificado conforme os padrões ISCC EU (International Sustainability Carbon Certification European Union), garantindo a produção sustentável e o respeito ao meio-ambiente e aos direitos humanos.

Além disso, o projecto em Moçambique envolverá milhares de agricultores locais, criando uma plataforma industrial para a produção de matérias-primas agrícolas e promovendo o crescimento e a regeneração das áreas rurais degradadas. A ENI também pretende apoiar os agricultores locais por meio da transferência de conhecimentos, introdução de mecanização e implementação de melhores práticas agrícolas.

A ENI está presente em Moçambique desde 2006 e é o operador delegado do projecto Coral Sul, o primeiro a produzir gás na Bacia do Rovuma. Além das actividades upstream, a empresa está comprometida em desempenhar um papel crucial na transição energética para um futuro de baixas emissões de carbono, para alcançar a neutralidade líquida de carbono até 2030. Moçambique desempenha um papel fundamental na estratégia de descarbonização da ENI, por meio de programas de produção de matérias-primas agrícolas, projectos florestais e iniciativas de compensação de carbono. Essas acções visam neutralizar as emissões residuais e criar um impacto positivo nas comunidades em termos de desenvolvimento.

Entrevistas Relacionadas

Amantes da Liga dos Campeões vivem emoções da final em Maputo

A Liga dos Campeões da UEFA, a chamada liga...

Projecto PROMOVE Comércio e Ministério da Indústria e Comércio Capacitam Quadros em Conformidade de Padrões da UNIDO

O Projecto PROMOVE Comércio e Ministério da Indústria e...

Business EXPO, 26 de Abril de 2024

Business EXPO, um evento que destaca a diversidade e...

Agência do Zambeze investe 40 Milhões de meticais no programa piloto de produção orgânica

Decorreu esta terça-feira (20), na Agência do Zambeze actos...