Sábado, Abril 27, 2024
spot_img

Hidroeléctrica de Cahora Bassa destaca-se como maior contribuinte Estatal em 2023

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) destacou-se em 2023 como a empresa que mais dividendos pagou ao Estado moçambicano, a empresa, responsável pela exploração da barragem de Cahora Bassa, no rio Zambeze, na província de Tete, a HCB contribuiu significativamente para os cofres públicos com um montante de 4,6 mil milhões de meticais. Esse valor representa metade de todos os pagamentos feitos pelo Sector Empresarial do Estado (SEE) no período em análise.

O relatório de balanço do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) também destacou outras empresas como grandes contribuintes, incluindo os Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM), com 1,3 mil milhões de meticais, a Companhia do Pipeline Moçambique-Zimbabué (CPMZ), com 1,2 mil milhões, e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), com 577 milhões de meticais.

Além dos dividendos, a HCB também se destacou nas receitas de concessão, contribuindo com 2,3 mil milhões de meticais, um aumento de 37% em relação a 2022. Esse pagamento representou 44% da receita total de concessões, demonstrando a robustez financeira e a contribuição significativa da HCB para o desenvolvimento económico de Moçambique.

Este facto reforça o papel crucial que a HCB desempenha na economia moçambicana e destaca a importância de empresas estatais sólidas e bem geridas para o progresso do país.

Entrevistas Relacionadas

Elevados custos da iluminação pública preocupam EDM

A Electricidade de Moçambique (EDM) expressou preocupação com os...

Banco Mundial destaca Moçambique como pilar energético na África Austral

O presidente do Banco Mundial (BM), Ajay Banga, elogiou...

Japão e SAPP firmam parceria para desenvolver energias renováveis na África Austral

A Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e o...

Grupo Visabeira ganha contratos de 24,5 milhões de dólares

O consórcio formado pelo grupo português Visabeira Infra-estruturas e...