Sábado, Abril 27, 2024
spot_img

Saiba quais os investimentos que o Banco BIG recomenda em 2024

O Banco BiG Moçambique divulgou recentemente a 1ª edição do estudo de mercado sobre Investimento Institucional em Moçambique – 2024. Com a realização  deste estudo, pretende-se proporcionar ao mercado moçambicano informação sobre as  perspectivas macroeconómicas e opiniões por parte dos principais intervenientes do  sector acerca do contexto actual e futuro de investimentos em Moçambique.

Foram inquiridos os serviços como, Sociedade Gestora de Fundos ou de Activos Financeiros, Fundo de Pensões, Sociedade Gestora de Fundos de Pensões e Seguradoras, nos quais, os respondentes foram CEOs, CFOs, e Gestores de Investimentos, respectivamente.

As conclusões sobre os diversos indicadores que constam deste estudo são apresentadas de uma forma agregada, no sentido de transmitir a opinião do sector no seu todo.

O estudo teve a participação de um perfil misto de participantes, dentre eles gestores de investimentos ou responsáveis por cargos similares de empresas de seguros,  sociedades gestoras de fundos de pensões, sociedades gestoras de fundos ou activos  financeiros, institutos de previdência social e outros.About WorO benchmark mais comum usado entre os gestores para avaliação dos retornos das suas carteiras de investimento é  a taxa dos bilhetes de tesouro (69% dos gestores).  Por outro lado, 15% dos inquiridos mencionaram não usar  nenhum benchmark.

Para a escolha de investimentos, os gestores consideram factores como a rentabilidade de investimentos, a  consistência dos rendimentos e o nível de risco, como os  factores mais relevantes.

Em contrapartida, a fiscalidade aplicável, a maturidade dos  investimentos assim como os custos associados,  mostraram-se ser de menor importância no momento da  escolha dos investimentos.

Verifica-se ainda que os critérios ESG estão a tornar-se um  critério relevante quando se trata da escolha de  investimento.

Para 2024, os inquiridos prevêem aumentar a sua exposição a BTs (69%), Papel Comercial (38%) e imobiliário (38%). Por outro lado, 77% dos inquiridos pretende diminuir a exposição a acções não cotadas, 62% a OT’s e 46% a acções cotadas e caixa e Depósito à Ordem.

Para 2024, a maioria dos inquiridos (77%) responderam que prevêem uma manutenção ou redução das taxas de rentabilidade de BTs e OTs em 2024.

85% dos gestores demonstraram optimismo em termos do crescimento do negócio em 2024. Em contrapartida, os restantes estimavam um abrandamento do negócio ou uma estagnação.

69% dos gestores prevê um aumento no número de empresas concorrentes no sector. Por sua vez, daqueles que prevê em o aumento, 67% são empresas de seguros.

Sumário das Conclusões

Para o ano 2024, 54% estima um crescimento do PIB entre 5% e 7,5%, ao passo que, quase metade dos gestores estima que as Reservas Internacionais Líquidas  (RIL) irão manter-se nos níveis actuais em 2024.

Num outro prisma, verifica-se que, acima de 80% dos inquiridos consideram a instabilidade política e o elevado endividamento público como os principais riscos para a economia, e cerca de 50% dos participantes prevê o levantamento da “força maior” da TotalEnergies no 2º semestre de 2024.

O estudo descreve igualmente, que 38% dos investidores estimam uma redução da taxa MIMO em 150bps no 3º trimestre de 2024. A taxa média de Bilhetes do Tesouro (BTs) é usada como benchmark na  avaliação da rentabilidade da sua carteira de investimentos por cerca de 69%  dos participantes.

A rentabilidade dos investimentos e a fiscalidade foram seleccionados como os factores mais relevante e menos relevante, respectivamente, na seleção de  investimentos. Para os próximos 12 meses, 69% dos inquiridos pretendem aumentar a sua exposição em BTs. Em contrapartida, 62% pretende reduzir a sua exposição  em OTs.

E por fim, 85% dos gestores consideram 2024 um ano em que o volume de negócio da sua actividade deverá registar um crescimento e 69% prevê um aumento do número de empresas concorrentes no seu respectivo sector.

Leia o estudo completo, em: Estudo de Mercado do Investimento Institucional

Entrevistas Relacionadas

Saiba como funcionam os acordos de dupla tributação

Acordos de Dupla TributaçãoOs Acordos de Dupla Tributação...

Que riscos devem ser monitorados nas finanças públicas?

Monitorar os riscos das finanças públicas para garantir a...

Perspectivas económicas mundiais para 2024 e 2025 na visão do FMI

A recuperação global é constante, mas lenta e difere...

Desenvolvimentos recentes na economia doméstica e perspectivas a curto prazo

O relatório divulgado pelo Banco de Moçambique, mostra os...