Esta semana ficará marcada pelos resultados das eleições dos Estados Unidos e o anúncio da vitória do candidato Democrata Joe Bieden e da fantástica Kamala Harris. Ela será a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos da América, de origem Africana e Asiática. Como ficarão às relações bilaterais com África e em particular os investimentos em Moçambique?
Tendo a corrida a Casa Branca como pano de fundo, esta semana damos os parabéns para os 133 anos da cidade de Maputo, com o Presidente do Município “Txunando” em várias frentes tais como a gestão de resíduos e infra-estruturas e abertura de mais mercados, dando continuidade às iniciativas para a melhoria da vida da cidade.
Quanto à economia nacional, a triste notícia do aumento do desemprego em Outubro e a previsão de um crescimento negativo para 2020 fazem-nos perceber que o caminho a percorrer para a normalização da economia será longo e difícil, mesmo com alguns indicadores positivos, tais como a manutenção do prime rate pelo quarto mês consecutivo.
Mas nem tudo é negativo pois a conclusão de mais um módulo do projecto FLNG Coral-Sul, um dos projectos de petróleo e gás poderá ajudar a alavancar a economia moçambicana num futuro próximo.
Ainda falando de de corrida, o sector bancário está em movimento esta semana com o anúncio de duas corridas, este ano marcadas pelos condicionalismos Covid-19 e por isso mesmo “virtuais”. A primeira, do Absa acontece já desde o dia 2 de Novembro e a do FNB será a partir do dia 29 de Novembro. Iremos acompanhar para ver quem irá à frente.
Óptima semana e óptimos negócios,
Profile Moçambique