Tuesday, September 1, 2026
spot_img

TotalEnergies promove sessões de sensibilização sobre direitos humanos

A multinacional petrolífera TotalEnergies, com o apoio do Departamento de Direitos Humanos da sua sede, está a promover uma série de sessões de sensibilização sobre os direitos humanos em Moçambique, tendo como foco a província nortenha de Cabo Delgado, onde está desenvolver um projecto de exploração de gás natural.

Na semana finda, a companhia, através da TotalEnergies EP Mozambique Área 1 Limitada, operadora do projecto Mozambique LNG, organizou este tipo de sessões nas cidades de Maputo, Pemba e na vila de Palma, os últimos dois locais em Cabo Delgado.

Em comunicado de imprensa, a TotalEnergies explica que estas iniciativas surgem no prosseguimento de outras organizadas em 2022, que “contaram com a participação de trabalhadores da companhia, parceiros implementadores dos projectos socioeconómicos da empresa em Cabo Delgado, instituições públicas e privadas, organizações internacionais, organizações da sociedade civil e parceiros multilaterais de cooperação no país.”

“As sessões debruçaram-se sobre a abordagem da TotalEnergies em matéria de direitos humanos e sobre aspectos relacionados com direitos humanos e trabalho, direitos humanos e comunidades locais, e direitos humanos e segurança”, afirma a cmpanhia.

Segundo a nota, as sessões incluíram discussões sobre a identificação de potenciais sinergias entre diferentes actores para abordar os desafios actuais e aproveitar as oportunidades existentes para uma maior promoção dos direitos humanos em Cabo Delgado.

O projecto Mozambique LNG é o primeiro desenvolvimento em terra de uma fábrica de gás natural liquefeito (GNL) no país. O projecto inclui o desenvolvimento dos campos Golfinho e Atum, localizados na Área 1 Offshore, e a construção de uma fábrica com duas unidades de liquefacção com capacidade de 13,12 milhões de toneladas por ano (MTPA).

Noticias Relacionadas

Felisberto Navalha toma posse, esta quarta-feira, como Governador do Banco Central

Com a cerimónia de investidura marcada para quarta-feira (02/09),...

Secretário de Estado da Economia de Portugal e Embaixadora dos EUA visitam o stand da PROFILE na FACIM 2026

Por ocasião da abertura da 61.ª edição da FACIM,...

INE: Número de empresas activas em cresce 9,6%, mas microempresas continuam a dominar

O tecido empresarial moçambicano registou uma expansão significativa em...

Moçambique simplifica abertura e licenciamento de negócios e reduz burocracia

O Governo aprovou, na sexta-feira, uma ampla reforma do...