Segunda-feira, Maio 20, 2024
spot_img

Sector pesqueiro cresceu 9% em 2023

A produção pesqueira de Moçambique teve um crescimento notável em 2023, atingindo 496,3 mil toneladas, representando um aumento de 9% em relação a 2022, quando foram registadas 455,5 mil toneladas.

Segundo o relatório de execução orçamental de Janeiro a Dezembro, divulgado pelo Ministério da Economia e Finanças, esse desempenho superou a meta estabelecida de 474,5 mil toneladas.

A pesca artesanal foi a modalidade que mais contribuiu, totalizando 466,4 mil toneladas, seguida da pesca comercial (industrial e semi-industrial), com 20,5 mil toneladas, e da aquacultura, com 9,5 mil toneladas.

No sector da pesca comercial, o destaque foi para o camarão, que liderou a produção com 1.341 toneladas, representando um aumento de 18,7% em relação ao ano anterior.

Já a aquacultura enfrentou desafios em 2023, como o excesso de chuvas que causou inundações em Maputo e a passagem do ciclone Freddy, que impactou especialmente as províncias de Inhambane e Zambézia. Esses fenómenos naturais resultaram na destruição de diversos equipamentos de pesca e aquacultura, afectando a produção.

A aquacultura em Moçambique é realizada ao nível industrial e em pequena escala, principalmente nas províncias de Tete, Gaza e Maputo, e produz uma variedade de peixes, camarão, caranguejo e lagosta.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

Uma Nova Era para o M-Pesa: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

A Vodafone M-Pesa celebra seus onze anos de existência...