Quinta-feira, Maio 9, 2024
spot_img

Sector pesqueiro cresceu 9% em 2023

A produção pesqueira de Moçambique teve um crescimento notável em 2023, atingindo 496,3 mil toneladas, representando um aumento de 9% em relação a 2022, quando foram registadas 455,5 mil toneladas.

Segundo o relatório de execução orçamental de Janeiro a Dezembro, divulgado pelo Ministério da Economia e Finanças, esse desempenho superou a meta estabelecida de 474,5 mil toneladas.

A pesca artesanal foi a modalidade que mais contribuiu, totalizando 466,4 mil toneladas, seguida da pesca comercial (industrial e semi-industrial), com 20,5 mil toneladas, e da aquacultura, com 9,5 mil toneladas.

No sector da pesca comercial, o destaque foi para o camarão, que liderou a produção com 1.341 toneladas, representando um aumento de 18,7% em relação ao ano anterior.

Já a aquacultura enfrentou desafios em 2023, como o excesso de chuvas que causou inundações em Maputo e a passagem do ciclone Freddy, que impactou especialmente as províncias de Inhambane e Zambézia. Esses fenómenos naturais resultaram na destruição de diversos equipamentos de pesca e aquacultura, afectando a produção.

A aquacultura em Moçambique é realizada ao nível industrial e em pequena escala, principalmente nas províncias de Tete, Gaza e Maputo, e produz uma variedade de peixes, camarão, caranguejo e lagosta.

Entrevistas Relacionadas

Taxa de juros de referência vai descer para 22,30 em Maio

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou nesta Quarta-feira...

Governo analisa proposta de aumento de salário mínimo

O salário mínimo em Moçambique, actualmente em 4791 meticais,...

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...