Sábado, Maio 18, 2024
spot_img

Consurso para implementação do BRT poderá ser feito próximo ano

No momento, segundo a coordenadora do projecto BRT, Fátima Artur, o MTC adjudicou a um consórcio de duas empresas um estudo de viabilidade do projecto, a ser implementado na região do Grande Maputo.

Artur disse que o estudo deverá incluir, para além da viabilidade das faixas centrais, o esboço de sistemas de sinalização multiuso, que vão ser controlados a partir de um centro de dados, 10 terminais intermodais, câmaras de segurança nos autocarros e terminais.

“Este estudo é complexo e estamos a trabalhar para ver se conseguimos fazer as adjudicações ainda em 2024. Com muito esforço, vamos conseguir terminar em 2026”, afirmou.

Esta é a primeira solução de Bus Rapid Transit do país e será implementada num troço de 22 quilómetros de uma linha dedicada aos autocarros BRT, com saída da Praça dos Trabalhadores, na Baixa da Cidade de Maputo, passando por Guerra Popular, Acordos de Lusaka e Júlio avenidas Nyerere.

Quanto ao modelo de autocarros a serem empregues no projecto, é também uma das questões que caberá ao consórcio definir no estudo em curso. “Nós não sabemos ainda qual vai ser o modelo de autocarros, este é um dos delivers deste estudo: verificar qual é o tamanho, modelo, combustível, se vai ser gás natural comprimido ou híbrido. Estes consultores vão fazer avaliação e vão-nos trazer a solução óptima”, finalizou o coordenador.

A Área Metropolitana do Grande Maputo abrange a capital moçambicana, a cidade adjacente de Matola e os distritos vizinhos de Boane e Marracuene.

O empreendimento vai custar 173 milhões de dólares americanos, mas o total de investimento é de 250 milhões, disponibilizados pelo Banco Mundial, para a melhoria da mobilidade urbana na zona da Grande Maputo. O projecto está a ser implementado através da Agência Metropolitana de Maputo.

 

Entrevistas Relacionadas

Banco Mundial investe 1,2 milhões de dólares em Infra-estrutura de transporte em Moçambique

Em um esforço para impulsionar a competitividade e o...

Auto Sueco Moçambique e Transportes Lalgy lançam programa “Mulheres de Ferro”

A Volvo Trucks África, através da Auto Sueco Moçambique...

IACM investe 75,8 milhões de meticais para modernizar o sector de aviação

O Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM) está...

Ministério das Obras Públicas promove investimentos para a reabilitação da N1 em Sofala

O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos...