Sexta-feira, Maio 10, 2024
spot_img

Governador do Banco de Moçambique lança 5ª edição do sandbox regulatório para fintechs

Na manhã desta Sexta-feira (26), o Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, inaugurou a 5ª edição do Sandbox Regulatório em uma cerimónia realizada nas instalações do próprio Sandbox.

Durante o evento, Zandamela parabenizou as cinco fintechs aprovadas nesta edição, que incluem uma plataforma de intermediação financeira, dois agregadores de pagamento e duas plataformas de gestão de grupos de poupança e crédito rotativo. Ele também expressou palavras de estímulo para as três empresas que não cumpriram os requisitos necessários para avançar, incentivando-as a participar das próximas edições.

O Governador ressaltou a importância do projecto em responder aos desafios trazidos pela inovação tecnológica no sector financeiro, mantendo um equilíbrio com questões como estabilidade financeira, protecção do consumidor e conduta do mercado.

Carlos Mondle, vice-presidente da Associação das Fintechs de Moçambique, mostrou-se optimista com os resultados da edição anterior e com o potencial das fintechs em trazer soluções disruptivas para o sistema financeiro em 2024.

Teotónio Comiche, presidente da Associação Moçambicana de Bancos (AMB), elogiou a iniciativa do Banco de Moçambique e expressou o desejo de ver um Sandbox específico para os mercados de capitais e seguros nas próximas edições.

No evento, as fintechs aprovadas na 4ª edição receberam certificados de participação das mãos de Rogério Zandamela, estando agora aptas a obter licenças junto ao Banco de Moçambique para oferecerem seus produtos no mercado. As empresas Tablu Tecnologias, Hivieoline, Tesy Investments, Volet e Speranza foram as contempladas.

O Sandbox Regulatório faz parte da implementação da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira (2016-2022), que visa aumentar o acesso e o uso de serviços financeiros pela população moçambicana.

O evento contou com a presença de membros do Conselho de Administração do Banco de Moçambique, da Comissão de Acompanhamento de Projectos no Sandbox Regulatório, além de parceiros do projecto, representantes de instituições financeiras e membros das fintechs participantes.

Entrevistas Relacionadas

TRAC: Fim da concessão no corredor de Maputo previsto para 2028

Após 26 anos de operações, a Trans African Concessions...

Taxa de juros de referência vai descer para 22,30 em Maio

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou nesta Quarta-feira...

Governo analisa proposta de aumento de salário mínimo

O salário mínimo em Moçambique, actualmente em 4791 meticais,...

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...