Quinta-feira, Maio 2, 2024
spot_img

9ª Edição do programa #BIZ gradua 34 jovens empreendedores

A Orange Corners Maputo é uma iniciativa da embaixada do Reino dos Países Baixos em parceria com a Heineken Moçambique, Standard Bank, Vodacom M-PESA e Van Oord. O programa, implementado pela ideiaLab, permitiu que através do programa #BIZ os jovens beneficiassem de sessões de desenvolvimento de negócios e acompanhamento directo de mentores experientes em empreendedorismo, acesso a financiamento e uma rede de network.

Num universo de 376 candidaturas, foi selecionado para esta edição do programa #BIZ um grupo de 10 mulheres e 24 homens provenientes das províncias de Maputo, Sofala, Manica, Nampula, Tete e Cabo-Delgado. Todos com idades entre os 18  e os 35 anos e a empreender no mercado há no máximo dois anos.

Ao longo do evento a embaixadora do Reino dos Países Baixos, Hellen de Vries, deixou ficar o seu parecer sobre a iniciativa e o grande potencial de crescimento de jovens empreendedores moçambicanos. “Fiquei muito impressionada com a resiliência do povo moçambicano, especialmente da juventude. Nos últimos quatro anos aqui em Moçambique, conversei com muitos jovens e essas conversas mostraram-me que devemos ouvi-los pois são o futuro deste país e têm um grande potencial de mudar as coisas para melhor”, afirmou aquela responsável. A embaixadora Elsbeth Akkerman acrescentou ainda que “a juventude precisa é de oportunidades como este programa de incubação do Orange Corners que o Reino dos Países Baixos tem muita alegria em apoiar”.

Os graduados do #BIZ, para além da capacitação, têm desde a 7ª edição, acesso a financiamento do Orange Corners Innovation Fund. Todos os participantes recebem, ao longo do programa, 750 euros e têm a oportunidade de competir para investimentos de até 4.250 euros, financiados pela mesma entidade.

Durante a cerimónia de graduação a Gestora do Orange Corners, Adelina Nhanala, referiu que “com esta edição, chegamos a 239 negócios incubados desde a criação do Orange Corners Maputo”. “São jovens de vários pontos do país que acreditam no potencial dos seus negócios e agarram a oportunidade de se lançarem para o mercado”, afirmou.

A gestora Adelina Nhanala aproveitou ainda para dar a conhecer a abertura das candidaturas para a 10ª edição do programa #BIZ que vão estar abertas até o próximo ano através. As inscrições podem ser feitas através do link http://bit.ly/ocm_biz10.

Desde a primeira edição, fizeram parte do #BIZ cerca de 240 negócios. Trata-se de um programa de incubação de negócios do Orange Corners onde se preparam negócios com nenhuma ou pouca tração no mercado, para que possam estabelecer-se e começar a realizar vendas. O processo de selecção do #BIZ tem em conta o potencial e grau de aplicabilidade de negócios de jovens estudantes universitários ou recém-graduados.

Entrevistas Relacionadas

Taxa de juros de referência vai descer para 22,30 em Maio

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou nesta Quarta-feira...

Governo analisa proposta de aumento de salário mínimo

O salário mínimo em Moçambique, actualmente em 4791 meticais,...

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...