Sexta-feira, Setembro 13, 2024
spot_img

Governo abre mão da gestão da LAM

“A partir deste mês, a LAM vai estar sob responsabilidade de uma comissão de gestão. São gestores internacionais que vão trabalhar com a gestão actual para melhorar o valor da empresa”, declarou Mateus Magala durante uma conferência de imprensa em Maputo.

A transportadora aérea estatal moçambicana tem enfrentado nos últimos anos problemas operacionais relacionados com uma frota reduzida e falta de investimentos, com registo de alguns incidentes, não fatais, associados por especialistas à ineficiente manutenção das aeronaves.

Segundo Mateus Magala, a comissão que vai assumir a LAM vai trabalhar num prazo mínimo de seis meses e máximo de um ano, com o apoio dos actuais gestores da companhia de bandeira moçambicana.

“Todos os gestores que consultámos disseram-nos que a marca LAM tem muito valor e o mercado onde ela opera tem potencial. O que precisamos de fazer é uma reestruturação, realinhar, cortar gorduras e colocá-la numa situação financeira agradável”, declarou.

Dados oficiais indicam que a LAM tem uma dívida estimada em 300 milhões de dólares (18,9 mil milhões de meticais).

Uma análise do Centro de Integridade Pública (CIP), organização não-governamental moçambicana, divulgada no final do ano, apontou a LAM como uma das empresas tecnicamente insolventes do sector empresarial do Estado, a sobreviver de injecções de capital e de garantias estatais para responder perante os credores, e, como tal, representando um elevado risco para a dívida pública.

Entrevistas Relacionadas

Omar Mithá lidera o Conselho Consultivo de Investimento do Fundo Soberano

Omar Mithá, actual PCA do Banco Nacional de Investimentos...

Moçambique recebe parte dos USD 50 mil milhões disponibilizados pela China para África

Moçambique esta na lista dos 54 países de África...

Novo corrector de bolsa vem dinamizar o mercado de capitais em Moçambique

O Mercado de Capitais em Moçambique já conta com...

Moçambique destaca-se com aumento significativo nas reservas cambiais em África

Moçambique está entre os dez países africanos com maior...