Sábado, Abril 27, 2024
spot_img

ONU mobiliza cerca de 12,6 mil milhões de meticais para assistência humanitária

A Organização das Nações Unidas (ONU) está a mobilizar cerca de 200 milhões de para assistência humanitária em Moçambique para o presente ano. A assistente do secretário-geral da ONU e coordenadora da crise climática do El Niño, Reena Ghelani, anunciou esses dados em Maputo, após uma audiência com a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo.

Até o momento, apenas 10% da quantia foi canalizada, e a comunidade internacional ainda não respondeu totalmente ao apelo. Ghelani explicou que a ONU já está a prestar assistência humanitária no Norte do país e que sua visita visa avaliar o impacto das cheias e da seca, principalmente ligadas ao fenómeno El Niño e às mudanças climáticas, além de discutir o apoio adicional que poderá ser concedido a Moçambique.

A ministra expressou preocupação com os sistemas de aviso prévio para prevenir e mitigar desastres naturais, e Ghelani afirmou que a ONU vai estudar como apoiar nessa área. Catherine Sozi, coordenadora humanitária para Moçambique, anunciou um programa para 2024 que beneficiará pelo menos 1,3 milhão de moçambicanos, principalmente em Cabo Delgado, nos sectores de saúde, nutrição, educação, alimentação, abrigo e desenvolvimento de infra-estruturas.

Entrevistas Relacionadas

Presidente Nyusi propõe conversão da dívida em investimentos climáticos

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, sugeriu...

Renew Capital anuncia o seu primeiro investimento em Moçambique na fintech ROSCAS

A inclusão financeira continua a ser um desafio global...

Banco Mundial e FMI debatem financiamento da resiliência climática em África

Com o início das Reuniões de Primavera do Banco...

CTA e Banco UBA anunciam programa de financiamento de 50 milhões de dólares para MPMEs

A Confederação das Associações Económicas (CTA), em colaboração com...