Quinta-feira, Maio 2, 2024
spot_img

Conheça o ranking das dez maiores empresas de Moçambique em 2023

No ranking das 100 maiores empresas de Moçambique – 2023, o estudo conduzido pela KPMG Auditores e Consultores, SA e os seus parceiros empresariais, referente ao exercício económico de 2022, indica que foi apurada como a melhor empresa de Moçambique a Grindrod Mozambique, Lda com um total de 485 pontos.

Com sede no Porto de Maputo, a Grindrod Mozambique Limitada (GML), é uma empresa exportadora de carvão dimensionado destinado ao mercado interno Turco e Óxido de Ferro/Magnetite e conta actualmente com uma capacidade de produção de 4 milhões de toneladas por ano.

Destaca-se de seguida, First Capital Bank, SA com 468 pontos antecedida pelo UBA – United Bank for Africa, SA com 453 pontos.

O ranking da “Melhor Empresa de Moçambique” foi introduzido na 10ª edição da revista, com objectivo de premiar a empresa com o melhor desempenho económico-financeiro no ano em análise, com base nos seguintes indicadores, (i) Crescimento do Volume de Negócios, (ii) Autonomia Financeira, (iii) Rentabilidade do Volume de Negócios, (iv) Rentabilidade de Capitais Próprios, (v) Liquidez Geral e (vi) Volume de Negócios por Trabalho.

A Grindrod Mozambique, Lda como a melhor empresa, obteve as seguintes pontuações pelos critérios estabelecidos: Crescimento do Volume de Negócios positivo e notável na ordem de 355% perfazendo 98 pontos. Para a taxa de Rentabilidade do Volume de Negócios obteve 84 pontos e de Capital Próprios 96 pontos.

No que respeita a Autonomia Financeira, a empresa obteve uma pontuação na ordem de 40 pontos e quanto a capacidade que a empresa possui de honrar com os seus compromissos, apresentou um Índice de Liquidez Geral de 71 pontos.

A maior taxa de crescimento do Volume de Negócios foi obtida pela Cotur, Lda com uma taxa positiva atípica na ordem de 10.766% seguida pela Grindrod Mozambique, Lda com 355% antecedida pela Prestige Trading, Lda com 326%.

Relativamente a Rentabilidade do Volume de Negócios nas empresas do ranking das 100 maiores, lideram a Motraco, SARL e a Matola Cargo Terminal, SARL ambas com 48%, a CMA CGM Mozambique, Lda com 45% e o BIM – Banco Internacional de Moçambique, SA com 43%.

Por outra, analisando a Rentabilidade dos Capitais Próprios, destacam-se como empresas líderes as novas entradas RGB Logistic, Lda e Cotur,Lda com cerca de 248.32% e 122.05%, respectivamente, seguidas da Grindrod Mozambique, Lda com 116.12%

Quanto a Liquidez Geral, a Hidroeléctrica de Cahora Bassa, SARL, a Mozal, SARL antecedida pela Cornelder de Moçambique, SA lideram o ranking com 26.12%, 5.09% e 4.48% respectivamente.

Tendo em conta a análise individualizada, em relação a taxa de Crescimento do Volume de Negócios por trabalhador, a Cotur, Lda, a Prestige Trading, Lda e a Puma Energy Moçambique, Lda, lideram este ranking com 10,765.83%, 326.04% e 317.99%, respectivamente.

De referir que o principal objectivo da pesquisa das 100 Maiores Empresas consiste em promover um ambiente de negócios transparente e competitivo, analisando e premiando a excelência dos principais actores em cada sector em Moçambique, através de vários indicadores baseados principalmente no desempenho e crescimento financeiro.

Veja o estudo completo em: 100 maiores empresas de Moçambique-KPMG-2023

Entrevistas Relacionadas

Vodacom alcança 86% da população e mantém a liderança no mercado

A Vodacom Moçambique anunciou recentemente durante o Media Briefing,...

Saiba como funcionam os acordos de dupla tributação

Acordos de Dupla TributaçãoOs Acordos de Dupla Tributação...

Que riscos devem ser monitorados nas finanças públicas?

Monitorar os riscos das finanças públicas para garantir a...

Perspectivas económicas mundiais para 2024 e 2025 na visão do FMI

A recuperação global é constante, mas lenta e difere...