Segunda-feira, Junho 16, 2025
spot_img
Início Site Página 324

Governo reitera aposta no desenvolvimento de energias renováveis

A contínua aposta no desenvolvimento de energias renováveis em Moçambique figura no topo das prioridades do Executivo moçambicano. A garantia foi dada, esta terça-feira, pela directora Nacional-Adjunta de Energia no Ministério dos Recursos Minerais e Energia, Marcelina Mataveia, durante a conferência sobre energias renováveis em Moçambique.

“O Governo de Moçambique está comprometido com o desenvolvimento das energias renováveis”, assinalou Mataveia para quem a orientação para o auto-consumo constituiu mais-valia para o país, estando já prevista na lei da electricidade em revisão.

Sob o tema, “Energias Renováveis para Auto-Consumo em Moçambique”, a conferência, que decorreu no formato virtual, debruçou-se sobre o potencial do mercado de energia de auto-consumo em Moçambique, com destaque do sector comercial e industrial e a caracterização da procura no mercado.

Na ocasião, o embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonio Sánchez-Benedito Gaspar, destacou que as soluções de auto-consumo são de capital importância para “o crescimento económico e a criação de emprego e de actividades geradoras de renda para o desenvolvimento sustentável.”

Antonio Gaspar disse, igualmente, que a União Europeia está a preparar um novo instrumento de financiamento para investimento em energias renováveis – a plataforma nacional específica do programa ElectriFI para Moçambique.

O GET.invest é um programa europeu que mobiliza investimentos a projectos descentralizados de energias renováveis, apoiado pela União Europeia, Alemanha, Suécia, Países Baixos e Áustria.

Com o apoio adicional da União Europeia e da Alemanha, o GET.invest tem vindo a operar, desde 2019, uma country window em Moçambique, o que permite focar-se especificamente no sector energético moçambicano, como parte do PROMOVE Energia – uma estratégia abrangente para apoiar o acesso à energia sustentável e acessível nas zonas rurais.

Na sessão de abertura, Thierry Kühn, chefe de Cooperação na Embaixada Alemã em Moçambique, anotou que o evento representa “um importante marco no alcance das metas nacionais de acesso à energia sustentável para todos até 2030 (…) e um contributo para os objectivos climáticos, tal como foi referido pelo Primeiro-Ministro durante a sua intervenção na conferência das Nações Unidas em Glasgow”.

O evento foi organizado pela Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) e a Associação Moçambicana de Energias Renováveis de Moçambique (AMER), no quadro do programa Europeu GET.invest em Moçambique.

A ALER é uma associação sem fins lucrativos, que tem como missão a promoção das energias renováveis nos países lusófonos, sobretudo nos países africanos de língua portuguesa.

A Suíça vai aumentar o apoio financeiro a Moçambique

Nos próximos quatro anos, o governo suíço aumentará o seu apoio financeiro a Moçambique para 1,9 mil milhões de meticais que serão investidos em áreas como o desenvolvimento económico, prestação de serviços e descentralização.

Esta notícia foi anunciada pelo embaixador suíço em Moçambique, Olivier Burki, esta quarta-feira, 1 de Dezembro, em Maputo.

“Embora a Suíça apoie vários projectos de desenvolvimento em todo o país, as províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado, nas quais vive cerca de um terço de toda a população, continuarão a ser a nossa prioridade”, disse Burki.

O próximo Programa de Cooperação Suíça para Moçambique, acrescentou, também aumentará o seu financiamento para projectos humanitários, compreendendo a crescente procura de bens de primeira necessidade humana, resultante de desastres naturais e conflitos civis.

O objectivo global do Programa Suíço de Cooperação para Moçambique é a redução da pobreza, onde o desenvolvimento económico e a criação de emprego continuariam a ser a pedra angular.

A Suíça, afirmou, continuará a apoiar projectos seleccionados e políticas de intervenção para melhorar o ambiente empresarial, e a apoiar os micro agricultores e as empresas médias na obtenção de novas oportunidades de negócio que os ajudariam a recuperar dos choques económicos.

O Presidente da Câmara de Comércio Moçambique-Suíça (MSCC), disse ao Cub de Moçambique, que “o MSCC orgulha-se de estar ligado e representar o sector privado suíço em Moçambique e congratulamo-nos com a crescente parceria entre os nossos países”.

“A ligação com o sector privado desde o primeiro dia é vital para uma cooperação bem sucedida”. Fortes laços entre instituições governamentais, programas de desenvolvimento e empresas privadas podem tornar o crescimento económico mais significativo”, disse Adrian Frey.

” Até agora, os investimentos privados suíços criaram mais de 10.000 empregos em Moçambique. Se apoiarmos e orientarmos o Governo suíço nos seus programas, podemos criar mais oportunidades de carreira”, acrescentou Frey.

Nova Nissan Navara disponível em Moçambique

A nova Navara oferece um nível aperfeiçoado de segurança, conforto, satisfação ao conduzir e também continua a trazer a durabilidade, confiabilidade e versatilidade pelas quais é conhecida. A viatura é fabricada na África do Sul, fazendo que seja construída em África, para os africanos.

Ao longo de muitas décadas, desde que a primeira pick-up Nissan se fez à estrada, a Navara continuou a acompanhar e capacitar os clientes em muitas fases de suas vidas. Com base em mais de 85 anos de herança de pick-ups Nissan, a nova Nissan Navara representa o auge dos nossos anos de experiência na construção de pick-ups robustas e confiáveis.

Um parceiro fiável para o trabalho ou viagens, a nova Navara está equipada com as melhores
tecnologias da classe, incluindo uma variedade de recursos de mobilidade inteligente – Nissan Intelligent Mobility e sistemas de segurança, tornando-a a Navara mais avançada de sempre.

A Nissan está trazendo uma gama completa para o mercado, começando com uma cabine simples com transmissão manual. Para elevar ainda mais o carácter robusto da pick-up, foi introduzida a topo de gama – PRO-4X. A PRO-4X oferece um estilo ainda mais impressionante e fascinante para atrair os apreciadores de aventuras radicais que desejam escapar da rotina diária.

Funcionalidade da Pick-up aperfeiçoada A Navara é movida por um motor turbo diesel de 2,5L que se provou confiável nas condições de direcção para a África Subsaariana. O sistema de transmissão foi escolhido por atender aos requisitos de desempenho, economia e durabilidade dos clientes desse exigente segmento. O motor está disponível em dois níveis de potência – High Output nos modelos LE e PRO-4X, 140 kW de potência, torque de 450 Nm:
Mid Output nos modelos XE e SE com 120 kW de potência e 403 Nm de torque.

Um eixo traseiro reforçado e tamanho da carroçaria melhorado tornam a viatura a melhor parceira no local de trabalho, pronto para enfrentar qualquer desafio, ao mesmo tempo em que oferece espaço e conforto ideais. Para clientes de pick-up, uma das qualidades mais essenciais é a capacidade de carga, e os engenheiros da Nissan trabalharam duro para aumentá-la, fornecendo capacidade líder no segmento de pick-ups.

Quando está em modo de tracção às quatro rodas, a Navara activa seu sistema Active Brake Limited Slip Differential (ABLS), que gerencia a entrega de potência e a travagem das rodas entre os eixos dianteiro e traseiro e entre os lados esquerdo e direito da viatura, dependendo da tracção e velocidade.

Uma oferta adicional é o Hill Start-Assist, que ajuda a evitar que a viatura recue ao iniciar novamente de uma posição parada em uma inclinação. Ele permite que os condutores mudem facilmente os pedais de travão para o acelerador e façam uma partida mais segura em subidas. Isso significa que o carro ficará parado por no máximo dois segundos durante a troca de pedais.

Ao mesmo tempo, o Hill Descent-Assist permite que os condutores mudem facilmente os pedais de travão para o acelerador para realizar uma direcção mais segura em subidas.

Maior conforto interior
No interior, a nova Navara apresenta melhoria no silêncio, graças à maior quantidade de isolamento acústico, pára-brisa laminado e vidros dianteiros, reduzindo ainda mais o estresse para o condutor e passageiro. Além disso, a cabine agora é mais conveniente e orientada para o condutor. Isso inclui um novo volante Nissan e um estilo melhorado do painel, destacando a tela de navegação de 8 polegadas.

Os bancos traseiros são agora ainda mais confortáveis ​​para os passageiros, com modernizações nas almofadas e para maior comodidade, os passageiros na parte traseira também podem utilizar o novo apoio de braço traseiro com porta-copos embutidos para armazenar bebidas ou smartphones.

Uma nova era de força, tecnologia e paz de espírito
O novo modelo regressa com a melhor tecnologia da sua classe através da Nissan Intelligent Mobility, tornando-a na Navara mais avançada de sempre. Essas tecnologias criam um escudo de segurança de 360 ​​graus para a viatura, ajudando a proteger o condutor e os passageiros de potenciais riscos e proporcionando tranquilidade. A integração dessas tecnologias oferece níveis elevados de conforto, segurança e conveniência, permitindo que os clientes se sintam confiantes ao usar a sua viatura para trabalho e lazer.

Adicionando à segurança da pick-up está o Intelligent Around View Monitor (Around View Monitor com detecção de objecto em movimento), que usa quatro câmeras montadas para auxiliar os condutores a perceber quando existem pessoas ou carros ao redor ou se aproximando da viatura. Isso permite manobras mais fáceis ao executar tarefas como estacionamento paralelo e posicionamento da viatura durante o engate do trailer. Pela primeira vez, o sistema também possui um monitor off-road, feito para visualizar os obstáculos à volta em baixas velocidades quando em tracção à quatro rodas, permitindo
que se enfrente os terrenos mais difíceis com confiança.

Para atender às necessidades crescentes de estilos de vida conectados, a pick-up agora está equipada com um novo sistema de info-entretenimento NissanConnect. Este sistema permite que os clientes conectem perfeitamente seu smartphone à pick-up e desfrutar de recursos convenientes, como streaming de áudio por Bluetooth, reconhecimento de voz e navegação.
Com todos esses recursos, fica claro que a nova Nissan Navara é uma pick-up capaz e resistente que está pronta para trabalhar. As décadas de herança que a Nissan tem em seu lugar significa que este veículo é a melhor Navara de sempre, com uma direcção mais segura, confortável e prazerosa.

Em Moçambique, a Nissan está presente em Maputo, Beira, Moatize, Nampula e Pemba. Entre em contacto com a concessionária mais próxima para um test drive e adquirir a sua Navara.

Sobre a Nissan na África
A Unidade de Negócios Regional da Nissan na África atende 42 mercados da África Subsaariana com 14,7% de participação de mercado e 37 empresas de vendas nacionais em todo o continente. No total, a empresa oferece uma linha de 24 veículos para clientes a retalho e comerciais da região. A África do Sul serve como um centro de fabricação de veículos comerciais para a região, com sua fábrica em Rosslyn a noroeste de Pretória, produzindo a NP200 e a nova Nissan Navara. A fábrica da África do Sul emprega aproximadamente 2.000 funcionários, com fábricas de montagem adicionais localizadas na Nigéria e em Gana. Para obter mais informações, visite nosso website em http://www.nissan.co.za ou siga-nos no LinkedIn para obter mais atualizações.

Presidente da República inaugurou o aeroporto de Xai-Xai

O chefe de Estado, Filipe Nyusi, inaugurou o Aeroporto de Chongoene, infraestrutura orçada em 75 milhões de dólares que é a primeira na província de Gaza.

“O empreendimento é uma infraestrutura construída de raiz para atender e dinamizar o desenvolvimento da província de Gaza, cuja construção foi financiada por fundos desembolsados no âmbito da cooperação com a República Popular da China”, indica a Presidência moçambicana, numa nota à comunicação social.

As obras de construção do aeroporto foram lançadas em 2018 e resultam de um financiamento disponibilizado pelo banco chinês Exim Bank, segundo dados avançados pela Presidência naquele ano.

A infraestrutura, que abrange uma área de cerca de 140 hectares, é a primeira na província de Gaza e está localizada num distrito que fica a 233 quilómetros da capital moçambicana (Maputo).

“Com a inauguração do referido aeroporto, a província de Gaza passa a contar com uma infraestrutura dimensionada para receber cerca de 220 mil passageiros por ano, para além de manuseamento de carga diversa”, acrescenta a nota.

O aeroporto levantou polémica durante a fase de construção, na medida em que a infraestrutura foi construída num espaço que albergava cemitérios familiares e campos agrícolas da comunidade local.

A comissão criada localmente pelo Governo, que integrava uma médica legista e uma funcionária da Direção Provincial de Assistência Social de Gaza, exumou e mutilou vários corpos com recurso a catanas, serrotes e pás, de forma que pudessem caber nos pequenos caixões adquiridos pelas autoridades, alegando que não havia fundos para compra de novas urnas, segundo denúncias da organização não-governamental (ONG) Centro Terra Viva.

Além das denúncias de uma exumação “indigna” na transferência dos cemitérios familiares que estavam no local, segundo a ONG moçambicana, vários proprietários dos campos agrícolas reclamaram que faltavam compensações prometidas aos proprietários dos campos agrícolas que estavam no espaço atualmente ocupado com o aeroporto.

Começa a construção da Ligação de Transmissão de Energia Moçambique-Malawi

O Presidente Filipe Jacinto Nyusi, juntou-se ao seu homólogo anfitrião, o Presidente Lazarus Chakwera, em Phombeya, no Distrito de Balaka, para dar início à construção do projecto de ligação de transmissão de energia eléctrica Moçambique-Malawi.

O projecto de interligação compreende a construção de uma subestação Matambo de 400KV em Tete, Moçambique, e 218 km de linhas de transmissão a partir dessa fonte para o Malawi, a partir da qual está previsto que o Malawi receba 50 megawatts de potência.

As linhas de transmissão irão percorrer 142 quilómetros desde a subestação de Matambo até Phombeya, Malawi, passando pelos distritos de Mwanza e Neno, e estarão concluídas em 2023. A conclusão deste projecto resultará num maior acesso à energia no Malawi, com uma capacidade inicial de 50MW e a capacidade de expansão no futuro.

A actual capacidade de produção de energia no Malawi ronda actualmente os 50MW, de acordo com o Plano Integrado de Recursos de 2017. Até 2030, espera-se que o pico da procura de energia atinja 1,860MW. O projecto de interligação visa contribuir para o crescimento económico regional, ligando o mercado de electricidade do Malawi ao Pool de Energia da África Austral (SAPP) para equilibrar o défice energético da região através do comércio regional de energia.

A primeira fase do projecto de ligação Moçambique-Malawi de transmissão de energia inclui um estudo de viabilidade técnica e económica, definição e âmbito do projecto, e uma avaliação do impacto ambiental e social, todos eles concluídos em 2017. O Presidente Chakwera mencionou o projecto de reparação ferroviária em que as duas nações estão a trabalhar para ligar o Malawi à Linha Sena que vai de Vila Nova de Fronteira a Marka, através da fronteira. Prosseguiu dizendo que este projecto de ligação é outro marco nas relações entre os dois países.

De acordo com Chakwere, a iniciativa pretende abrir canais comerciais no SAPP, com a possibilidade de comércio futuro e trocas de poder. Com a conclusão do Interconector Malawi-Moçambique, afirmou que estão a ser feitos progressos no sentido de acrescentar 1.000 megawatts à rede nacional ao longo dos próximos quatro anos.

O Crédito IDA do Banco Mundial vale $15 milhões, a subvenção KFW da União Europeia vale $20 milhões, e o governo do Malawi vale $3,5 milhões. Está prevista a criação de mais de 1000 postos de trabalho durante toda a sua construção. Nyusi expressou o seu agrado pelo investimento do governo do Malawi de 3,5 milhões de dólares no projecto de instalação de linhas de transmissão ao longo dos 76 quilómetros, afirmando que isto demonstra a dedicação da administração de Chakwera ao projecto.

Petrolíferas buscam parcerias para redução de custos

O ministro dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique disse que os consórcios petrolíferos que operam na bacia do Rovuma estão a negociar formas de parceria para a redução de custos e maximização de ganhos.

“O trabalho que está em curso entre as concessionárias das áreas um e quatro não tem em vista a compra de participações, tem em vista identificar áreas de parceira, com vista a minimizar ou reduzir os custos globais destes investimentos”, afirmou Max Tonela.

Citado pela Lusa, o governante falava à margem do lançamento do sexto concurso internacional para o licenciamento de áreas para a pesquisa e produção de hidrocarbonetos no país.

Tonela avançou a partilha de recursos logísticos entre as petrolíferas como uma área de parceria que pode resultar na redução de custos.

“Há investimentos de logística, por exemplo, que podem não ser duplicados e, deste modo, permitir o incremento dos ganhos para as partes”, realçou.

A parte de infra-estruturas também vai gerar vantagens para o Estado moçambicano, prosseguiu o ministro dos Recursos Minerais e Energia.

A Área um está concessionada a um consórcio liderado pela Total, que teve de suspender as obras de construção do empreendimento de produção de gás natural liquefeito, devido aos ataques terroristas.

A esse propósito, Max Tonela disse que o executivo está a estudar com o consórcio a data de retoma do projecto, face à melhoria da segurança provocada pela acção de forças conjuntas de Moçambique, Ruanda e Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

A Área quatro da bacia do Rovuma foi concessionada a um consórcio liderado pela Mozambique Rovuma Venture (MRV), uma ‘joint venture’ da Exxon Mobil, Eni e CNPC (China) que detém 70% de interesse participativo no contrato de concessão.

A exploração da referida área arranca em 2022, com uma plataforma flutuante de liquefação de gás extraído a cerca de 50 quilómetros da costa de Cabo Delgado, enquanto o arranque do projecto mais vultuoso, para exploração das restantes reservas e liquefação em terra, continua por anunciar.

INP lançou concurso para concessão de blocos de hidrocarboneto

O Instituto Nacional do Petróleo de Moçambique (INP) lançou na quinta-feira em Maputo o sexto concurso para a concessão de blocos offshore para a exploração de petróleo e gás.

Na cerimónia de lançamento, o presidente do Conselho de Administração do INP, Carlos Zacarias, exortou as empresas interessadas em participar a despenderem o tempo disponível para elaborarem planos coesos e viáveis para as suas propostas.

Uma vez aprovadas as licitações, as empresas teriam até oito anos para prospectar petróleo e gás. “As instituições aprovadas”, afirmou, “terão o direito exclusivo de empreender operações nas áreas onde quaisquer descobertas forem feitas, o direito exclusivo de construir e operar infra-estruturas, e o direito – embora não exclusivo – de construir e operar oleodutos e gasodutos”.

Em caso de qualquer descoberta, a empresa terá direitos de produção por um período máximo de 30 anos.

Os 16 blocos offshore oferecidos estão todos em águas profundas. Cinco deles estão na bacia do Rovuma, no extremo norte, ao largo da costa da província de Cabo Delgado, sete estão na zona de Angoche, ao largo da costa de Nampula, dois estão no Delta do Zambeze, e dois estão perto da foz do rio Save, no sul do país.

Os documentos de pré-qualificação devem ser apresentados até 28 de Fevereiro de 2022, e o anúncio das empresas pré-qualificadas será feito até 31 de Março. As propostas devem ser recebidas e o concurso deve ser encerrado até 31 de Agosto de 2022.

Banco Africano de Desenvolvimento apoia a electrificação do país

O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) está a conceder 36 milhões de dólares americanos a Moçambique para apoiar a electrificação do país.

O “Projecto Energia para Todos de Moçambique” irá aumentar o número de ligações residenciais à rede eléctrica, aumentar as exportações de energia, e melhorar a qualidade do abastecimento doméstico e regional.

De acordo com uma declaração do BAD, esta subvenção irá para a electrificação nas províncias da Zambézia e Nampula, que será executada em colaboração com a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) para assegurar que inclui pessoas deslocadas internamente e o assentamento de refugiados de Maratane.

Irá também financiar a actualização e construção de um novo centro de controlo nacional para impulsionar as exportações de energia pela empresa pública de electricidade, EDM. Globalmente, os elementos do projecto financiado pela subvenção visam triplicar as exportações de energia, incorporar mais fontes renováveis como a energia solar e eólica, e atrair mais investimento à medida que o abastecimento doméstico de energia e a estabilidade melhoram. Para além disso, haverá cerca de 49.000 novas ligações eléctricas.

O Gestor Nacional da AfDB para Moçambique, Cesar Augusto Mba Abogo, disse que a aprovação do projecto pelo Conselho de Administração foi um marco significativo. Acrescentou, “O Banco Africano de Desenvolvimento e os seus parceiros no projecto “Energia para Todos em Moçambique” estão empenhados em trabalhar em colaboração com o governo, comunidades locais e autoridades para implementar um projecto tão importante para o país”.

Sublinhou que “este projecto contribuirá para a ambição do governo de fornecer electricidade a cada cidadão moçambicano até 2030, com particular atenção dada aos residentes da Província de Nampula, que acolhe pessoas deslocadas internamente que fugiram de ataques militantes no norte da Província de Cabo Delgado, bem como refugiados do estrangeiro”.

O Representante do ACNUR Samuel Chakwera disse que “as necessidades de desenvolvimento de Moçambique dependem do fornecimento de electricidade estável para a indústria, assegurando ao mesmo tempo que os mais pobres não sejam deixados para trás”. Ele salientou que “o fornecimento de ligações eléctricas acessíveis a pessoas deslocadas e refugiados, assegurando ao mesmo tempo que a rede eléctrica de Moçambique possa apoiar melhor o país e as necessidades da região, cria uma situação vantajosa para todos que irá melhorar a vida das pessoas deslocadas à força e das comunidades que as acolhem”.

O projecto também apoiará a adesão de Moçambique à Agência de Seguros do Comércio Africano (que fornece seguros contra riscos políticos e comerciais) e melhorará a saúde financeira da empresa nacional de electricidade. O projecto será co-financiado pelos governos da Suécia e da Alemanha através do banco de desenvolvimento alemão KfW.

Em Outubro, o Presidente Filipe Nyusi inaugurou a ligação à rede nacional de Mazucane, na província meridional de Gaza. Este foi o 37º dos 45 postos administrativos que serão ligados à rede até ao final de 2024. Falando no evento, salientou que “o governo não poupará esforços para electrificar o país, especialmente as zonas rurais onde vive a maioria da população”.

Galp inaugura nova linha de enchimento de gás

João Machatine, ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos e o CEO da Galp, Andy Brown, inauguraram, na manhã de quarta-feira (24), a nova linha de enchimento de garrafas de GPL (gás para consumo doméstico) da Galp Moçambique.

A nova infra-estrutura, orçada em mais de USD 12 milhões, e inserida na renovação total do Parque de Enchimento de GPL & Armazém de Lubrificantes da Galp na Matola, reforça a fiabilidade, segurança e capacidade de enchimento de combustível da Galp. Deste modo, fica garantido o abastecimento sem rupturas de GPL em todo o país e o seu acesso a um número cada vez maior de famílias moçambicanas.

O novo carrossel de enchimento da Galp integrado nas obras de renovação – cuja empreitada envolveu 234 operários (90 por cento dos quais moçambicanos) e 278 mil horas de trabalho sem acidentes –, vai encher 20 garrafas de 45 quilogramas e 1200 botijas de 11 quilogramas por hora, aumentando significativamente a capacidade máxima anterior. Além disso, o novo equipamento, completamente automatizado, integra um sistema digital de controlo da calibragem que garante a padronização do volume de GPL e do número de garrafas.

Este investimento da Galp Moçambique, que obedece aos mais elevados padrões de segurança e protecção ambiental, cumprindo estritamente todos os requisitos nacionais e internacionais, é também um importante factor de desenvolvimento económico e social, como salientou João Machatine após descerrar a placa alusiva ao evento.

“O actual número de consumidores de gás de cozinha ascende a 1.200.000 pessoas e, com esta modernização, o número irá atingir 1.500.000, representando um incremento de cerca de 25%”, garantiu o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos.

“Com a renovação total da cadeia logística de GPL, a Galp aumentou a sua capacidade de enchimento de garrafas de gás e a fiabilidade de uma fonte de energia mais limpa para os moçambicanos. É inspirador podermos contribuir de forma tão visível para o progresso de um país onde nos sentimos em casa há mais de 60 anos”, afirmou o CEO da Galp.

A nova linha de enchimento da Galp Moçambique é a mais recente etapa do seu investimento continuado no âmbito do gás para consumo doméstico, de forma a garantir a satisfação plena das necessidades das famílias moçambicanas. Além dos novos equipamentos ontem inaugurados, salienta-se, por exemplo, o aumento substancial da capacidade do Terminal Logístico da Matola (GIMTL), equipamento inaugurado no final de 2020 e cuja capacidade de armazenamento é determinante para a segurança energética da capital do país.

Paulo Varela, CEO da Galp Moçambique, sublinhou, na ocasião, o contributo da renovação do Parque da Matola para a expansão da empresa no mercado da África Austral e, principalmente, para o desenvolvimento inclusivo e sustentável de Moçambique e o bem-estar dos moçambicanos.

“Estes investimentos vão assegurar que GPL chegue a quem precise, com benefícios para a vida diária de milhares de famílias, e também para o ambiente. Vão também criar as condições para que a Galp possa, a partir de Moçambique, dinamizar a sua presença na eSwatini, mas também na África do Sul, Zimbabwe e Zâmbia, entre outros mercados”, declarou Paulo Varela, CEO da Galp Moçambique.

Linha ferroviária Beira-Malawi reabrirá no próximo ano

A linha férrea que liga o porto central moçambicano da Beira ao vizinho Malawi deverá ser reaberta no primeiro semestre do próximo ano, na sequência de uma extensa reconstrução ao largo da linha do Sena que liga a ponte Dona Ana sobre o rio Zambeze a Vila Nova da Fronteira, na fronteira, e está paralisada desde Setembro de 1986, quando foi sabotada pelos rebeldes da Renamo, apoiados pelo apartheid, durante a guerra de desestabilização.

O Presidente de Moçambique Filipe Nyusi lançou a primeira pedra para a reconstrução do esporão em Maio deste ano e os trabalhos já foram concluídos em 44 quilómetros da pista, que tem um orçamento de 30 milhões de dólares americanos. Outros 26 quilómetros de caminho-de-ferro foram completados no lado malauiano.

Uma vez operacional, a linha irá retirar grande parte do tráfego entre a Beira e o Malawi da rede rodoviária. Irá também competir com a rota ferroviária entre o Malawi e o porto norte moçambicano de Nacala.

De acordo com a edição de quarta-feira do diário “Noticias” de Maputo, o Secretário de Estado da província de Tete,
Elisa Zacarias, inspeccionou os trabalhos de construção na terça-feira. Durante a sua visita, observou que “as obras no Malawi estão também em curso e em breve poderemos abrir”.

O Director Executivo da empresa pública de portos e caminhos-de-ferro de Moçambique, CFM, para a região central, Asinio Bainha, explicou que o trabalho técnico continua no lado moçambicano da linha, incluindo a conclusão da sinalização e das travessias ferroviárias. Contudo, sublinhou que não há pressa porque alguns dos trabalhos podem ser concluídos enquanto os comboios estão a circular e, além disso, o principal atraso está no lado malauiano.

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, esteve no Malawi numa visita de estado de três dias. Na segunda-feira, anunciou em Lilongwe que Moçambique está pronto para apoiar o Malawi na conclusão do projecto ferroviário.

No total, a linha cobre 115 quilómetros com 71 quilómetros do lado malauiano.